Diante da inevitável e rápida inovação tecnológica que ocorre em todos os segmentos da economia, especialmente daquele empregado que permanecia por longo período na mesma ocupação, agora para novas e diversificadas formas de prestação de serviço, de máquinas cada vez mais automatizadas, fica a pergunta de como qualificá-los para se manterem e prosperarem num mercado de trabalho em transição.
Algumas iniciativas têm sido apresentadas, mundo afora, por governos e também pela iniciativa privada, utilizando-se da própria tecnologia para proporcionar aos trabalhadores aprendizado constante e permanente, visando proporcionar-lhes mobilidade econômica e segurança financeira, criando um novo tipo de rede de proteção social, a ser administrado pelo próprio trabalhador, independentemente da ocupação desenvolvida.
Importante análise sobre o tema é feita por Shamina Singh, publicada no Jornal Valor Econômico em 07.08.2019 (http://www.valor.com.br/opiniao/6380517/tecnologia-servico-dos-trabalhadores). Vale a pena conferir.
#direitoempresarial #advocaciaempresarial #direitodotrabalho #advocaciatrabalhista #tecnologia
O trabalho em transformação: a tecnologia e o futuro da empregabilidade
Atualizado: 19 de ago. de 2019
Comments